Bom dia, confira as principais notícias para começar o dia bem informado:
Reitor da UFSM considera ameaças como "ato de terrorismo"
O reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, afirmou que todas as medidas possíveis estão sendo tomadas para garantir a segurança da comunidade acadêmica após o recebimento de e-mails com ameaças de violência contra grupos minoritários. As mensagens, enviadas no domingo (5) a diferentes setores da instituição, continham conteúdo racista, homofóbico e misógino, além de uma montagem digital com a frase “chacina na UFSM” ao lado da imagem de uma arma. Em entrevista ao programa Fim de Tarde CDN, da Rádio CDN 93.5 FM. Segundo o reitor, a principal linha de investigação da Polícia Federal é de que se trata de uma ação articulada por grupos extremistas com o objetivo de gerar pânico. Todos os detalhes, aqui.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Após ameaças, DCE da UFSM repudia ataques e reforça defesa da diversidade na universidade
O Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou, na tarde desta segunda-feira (6), uma nota pública de repúdio às ameaças recebidas pela instituição no fim de semana. As mensagens, enviadas por e-mail a diferentes setores da universidade, continham teor racista, homofóbico e misógino, além de uma montagem digital com a frase “chacina na UFSM” ao lado da imagem de uma arma. Saiba mais sobre o caso aqui.
Em telefonema, Lula solicita a Trump retirada de sobretaxa sobre produtos brasileiros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou nesta segunda-feira (6) em suas redes sociais detalhes de um telefonema amistoso com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O contato ocorreu em meio a meses de atritos comerciais, principalmente relacionados à sobretaxa de 40% aplicada pelos EUA sobre produtos brasileiros. Segundo a postagem, Lula considerou o contato uma oportunidade para “a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”. Mais informações aqui.
Uma em cada seis crianças de até 6 anos foi vítima de racismo no país, revela pesquisa
Uma em cada seis crianças de até 6 anos de idade foi vítima de racismo no Brasil. As creches e pré-escolas são os locais onde ocorreu a maior parte desses crimes. Os dados são do Panorama da Primeira Infância: o impacto do racismo, pesquisa nacional encomendada ao Datafolha pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. A pesquisa revela ainda que creches e pré-escolas foram os ambientes mais citados como locais onde crianças já sofreram discriminação racial. Todos os números da pesquisa você encontra aqui.
Rio Grande do Sul registra mais de 41 mil casos de dengue em 2025
Embora o olhar se volte para outros problemas de saúde pública, a dengue continua sendo uma preocupação. Das 123.219 notificações emitidas pelo Rio Grande do Sul em 2025, 41.724 foram de casos confirmados da doença, 40.954 tiveram resultado inclusivo e 39.080 foram descartados. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), 1.461 casos seguem em investigação no Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen RS). Diante do atual cenário, a SES pede que "a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito". Mais detalhes aqui.
CNU 2025 registra abstenção menor do que em edição anterior; confira como consultar os gabaritos das provas
Dos mais de 760 mil inscritos, cerca de 430 mil pessoas realizaram as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) no domingo (5). A abstenção média nacional foi de 42,8%, número menor ao registrado na primeira edição do concurso, quando 54,12% não fizeram a prova. A divulgação da imagem do cartão de respostas, das notas finais das provas objetivas e da convocação para a prova discursiva está prevista para 12 de novembro. A segunda fase do concurso ocorre em 7 de dezembro. O edital do concurso informa que os processos de convocação dos candidatos classificados ocorrerá a partir de março de 2026.Todas as informações da prova, aqui.